Por quê maio é considerado o mês das noivas?

Este é um mês disputadíssimo para marcações de datas para casamentos. Mas você já se questionou o por quê?
Vamos lá...
Um adendo. Não só maio, mas setembro também é considerado um mês de alta procura para casamentos. Então, podemos fazer um paralelo entre os dois.
No hemisfério sul, setembro é o mês que inicia a primavera, estação das flores e cores;  um mês agradável para se casar, Neste período está quente, mas ainda não é verão; e também não está muito frio como no período de inverno. E aí, encontramos então uma das respostas  de maio ser o mês das noivas.

No hemisfério norte é o mês que inicia a primavera! Então, ao que tudo indica, essa tradição surgiu no hemisfério norte e migrou para o hemisfério sul.
Ainda sobre maio no hemisfério norte; é um mês marcado pela primavera, estação das colheitas, sendo uma época muito importante para os costumes populares. Eles celebram com muitas flores, homenageando a natureza, que refloresce e a primavera que por lá, atinge sua plenitude.

No decorrer dos séculos, esses elementos foram relacionados a celebração do amor no casamento. Essa mesma ligação entre flores e feminilidade fez com que maio, além do mês das noivas, também fosse conhecido “mês das noivas” e “de Maria”; diz o padre e teólogo Pedro Iwashita, do Instituto Teológico de São Paulo.

Outra possibilidade de maio ser o mês das noivas, é pela influência da Igreja Católica. Maio é considerado o mês de Maria e também das Mães. Pela carga feminina que o mês já tem, também foi associado à noivas; para trazer sorte  as mulheres que se  casam naquele mês.

Vimos que existem diversos motivos, porém, nenhum deles foi comprovado. Mas isso não importa, não é mesmo? Afinal, com ou sem comprovação, maio segue sendo o mês queridinho das noivas. Segundo pesquisas, só perde para Dezembro e Janeiro, meses escolhidos por questões financeiras, visto que são os meses em que já estão com o décimo terceiro salário nas mãos; e este ajuda bastante na hora da realização do sonho.

Momento  curiosidade:

Nos Estados Unidos, os americanos preferem se casar em fevereiro, por conta do Valentine’s Day. Então lá, este é o mês nacional dos casamentos. Já na Inglaterra; Junho é considerado o ideal para o evento, por conta de tradições antigas. Junho é o mês de homenagear Juno, deusa das mulheres e dos casamentos.

Para nós brasileiros, pouco importa o mês. O ano inteiro há pombinhos dizendo o tão sonhado sim. O importante mesmo é ser feliz.

Fonte: Mundo estranho

https://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-maio-e-o-mes-das-noivas


Casamento